Entre fique a vontade Pesquisar este blog...

domingo, setembro 01, 2013

Suco de frutas pode aumentar o risco de diabetes do tipo 2, revela pesquisa


Boston, EUA. Comer mais frutas, particularmente mirtilo (blueberries), maçãs e uvas tende a reduzir o risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2, segundo um estudo publicado no “British Medical Journal”.
No entanto, a ingestão de sucos de frutas pela manhã, por muitos anos – tida como um hábito saudável –, aumenta os riscos da doença, devido à maior quantidade de açúcar e à rápida absorção pelo corpo.
Substituindo-se sucos de frutas por mirtilos inteiros, corta-se o risco em até 33%; por uvas e passas, em até 19%; por peras e maçãs, em até 13%; e por uma combinação de frutas, em até 7%. A pesquisa acompanhou a dieta de 187 mil pessoas nos Estados Unidos. Destas, 6,5% desenvolveram diabetes tipo 2.
Os pesquisadores usaram questionários para observar a frequência do consumo de frutas e quais as porções. As frutas em questão eram uvas ou passas, pêssego, ameixa, damascos, pera, maçã, laranjas, toranja (grapefruit), morangos e mirtilos.
Porção. A análise dos dados mostraram que três porções semanais de mirtilo, uva, passas, maçã e peras reduziam significativamente o risco do tipo 2 da doença.
De acordo com o estudo, “frutas têm componentes altamente variáveis de fibra, antioxidantes, outros nutrientes e fitoquímicos que, juntos, influenciam o risco”. No entanto, quando transformadas em suco, o resultado observado pela pesquisa foi um leve aumento do risco de diabetes tipo 2.
“Ao fazermos um suco, separamos a (polpa) fruta de seus fluidos, que são absorvidos mais rapidamente, aumentando os níveis de açúcar e insulina no sangue para conter os açúcares”, explica Qi Sun, autor do estudo e professor na Harvard School of Public Health.    “British Medical Journal"

Nenhum comentário:

Postar um comentário