Entre fique a vontade Pesquisar este blog...

segunda-feira, maio 06, 2013

Araticum-" o fruto"



O araticum é um fruto da família Annona crassiflora. Mart., que é da mesma família do fruto do conde annona squamose), conhecidos também como ata ou pinha dependendo da região.
O nome araticum é derivado do Tupi que pode significar arvore de fibra rija ou dura - fruto do céu - saboroso ou ainda fruto mole.
O fruto pode ter até 15 cm de diâmetro e 2 kg de peso. A polpa do fruto é cremosa de odores e sabor bem forte com diversidade na qualidade da polpa dependendo das características agrônomas: araticum de polpa rosa mais doce e macio, polpa amarela não muito macia e um pouco acido que são mais predominantes e frutos com polpa branca, de pequena produção. Ela pode ser consumida in natura ou bolos biscoitos, picolés, geléias e diversos doces.
O gosto brasileiro pelo doce recebe a influencia dos portugueses e de muitos engenhos de cana-de-açúcar que havia em Minas Gerais, onde eram produzidos os açúcares de cana-de-açúcar. Nos quintais havia a presença dos pomares com frutas da terra ou trazidas pelos portugueses que garantiu durante séculos a matéria prima para compotas e doces em geral.
O fruto é pouco comercializado ainda na região central de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário